terça-feira, 15 de setembro de 2009

ESCOLHAS x DESTINO


O que eu vou fazer agora? Qual será minha próxima ação? O que devo escolher fazer?
Não adianta se perguntar, algo será feito, de uma forma ou de outra. Se quiseres continuar a viver, vais ter que escolher.



Esse papo de destino é pura ilusão (com todo respeito às pessoas que acreditam, é claro). Mas não ache que você chegou aonde chegou por conta do destino. Não é certo culpar a vida por seus erros e seus acertos e também os erros e acertos de outras pessoas. A sua vida é responsabilidade sua e de quem convive e conviveu contigo.

Ação e reação. Tudo o que somos, temos e fazemos está relacionado a isso. Talvez a terceira lei de Newton seja matematicamente um pouco complicada, mas na prática é bem simples. Por exemplo, Se alguém der um soco na parede, a dor que esse alguém sentirá na mão será proporcionalmente a força que ele der a pancada. É lógico que quanto mais forte for o soco, maior será a dor.

Isso é a nossa vida, o que eu fizer agora vai refletir no meu futuro ou também na de outra pessoa. Se eu estudar, aprenderei; se eu não estudar, não aprenderei. Se eu correr, ficarei cansado; se eu ficar parado não me cansarei, talvez entediado, mas alguma coisa irá acontecer a partir do momento em que eu escolher, em que eu agir.

Quantas vezes nos vemos lamentado por algo que aconteceu no passado, pensando se houvesse sido diferente nossa vida poderia ser melhor, até culpamos alguém ou dizemos que o destino que quis assim, veja só! Conjecturas não constroem uma vida; talvez planeje. Não é bom ficar pensando no que foi feito de errado e como seria se houvesse sido diferente. Talvez fosse pior, ou não. Não há como saber. O melhor a se fazer é decidir fazer o melhor de agora pra frente. Aquele velho ditado é verdade “Você colhe o que você planta”, plante então as melhores sementes, regue, adube, cultive. Verás em sua vida grandes árvores crescendo e experimentarás os melhores frutos jamais colhidos.

Entretanto, não se esqueça das outras pessoas. Toda a sociedade é fundamental para você fazer a sua escolha. Você também é fundamental para que outras pessoas façam uma, então tome cuidado com suas ações, pense bem. Há pessoas que dizem que age sem pensar mesmo, falam o que vier na cabeça. Então para que Deus nos deu a graça de pensar antes de agir. Pensar é uma importante ação.

Escolha! Não espere o destino te fazer feliz, pois ele não fará. Quem pode fazer isso é você por meio das suas ações. Organização, planejamento, estudo, trabalho, dedicação, abnegação, perdão, amor. Quantas ações boas existem para termos grande satisfação no que fazemos. Nunca é tarde, sempre é hora de pensar bem, agir e reagir.

Um comentário:

Haylla Silva disse...

Oi Geovane!
Me cativou o paralelo que fez entre a idéia de usar a razão para demonstrar que nossas escolhas e atos são os principais vetores para os resultados de nossas vidas,e a importância de estar com Deus em nossos corações para que assim essas ações e atos sejam sempre as melhores possíveis para nós e para quem nos cerca.
Realmente a idéia de esperar pelo destino para que o que queremos que aconteça em nossas vidas se realize não é correto, nem muito menos culpar Deus ou exigir dele que as coisas melhorem ou que situações se modifiquem sem que façamos nada.
Acredito que precisamos ter atitude, mas antes deixar que Deus aja em nós e assim, ir à luta...
Esse é só mais um exemplo de que a fé e a razão devem caminhar juntas...

Legal o texto!
Ta escrevendo muito bem garotinho...
Bjos