sábado, 20 de setembro de 2008

O que esperamos





O que esperamos afinal, que tanta angústia, que tanta sede de chegar algo que tantas vezes não chega?

O que tanto queremos para nossa vida, quais as respostas que buscamos encontrar para podermos viver melhor? O que estamos esperando?

Vemos o tempo passar, pessoas indo e vindo, amores morrendo, crianças crescendo. E o que estamos esperando. Todo dia o sol nasce, todo dia a lua brilha, mesmo que não possamos vê-los eles estão ali. Não esperam, apenas surgem quando têm que surgir e fazer o seu papel na nossa vida. E o que nós estamos esperando? O nascer de cada dia nos convida a uma vida intensa e sem demoras, pois ninguém sabe até que dia vai viver. Mas mesmo assim esperamos.

Esperamos sim. E viver esperando não é ruim, ruim é não ter nada para esperar. Esperar algo que muitas vezes não vem, e ficamos ansiosos e talvez, por esperar tanto, acabamos nos entristecendo.

Mas afinal, o que tanto esperamos? Esperamos por dias melhores, onde não haja injustiça e todos tenham direitos iguais e vidas dignas para se viver. Esperamos que as crianças e jovens tenham boa educação e escolas de qualidade, para que no futuro eles possam ter condições de reclamarem seus direitos e não passarem por tantas dificuldades como seus pais. Esperamos que um dia nossos idosos sejam respeitados como bem merecem, pois um dia eles que ajudaram a construir esta nação e nossa história, esperamos chorar em paz pelos nossos falecidos, por eles terem tido uma morte digna e honrosa, esperamos que a violência seja extinta de todos os povos, e que a fraternidade e o amor ao próximo seja o caminho para que sejamos todos iguais, esperamos por comida para quem não tem, esperamos honestidade daqueles que nos representam e de todos que vivem, esperamos também, e porque não, por um grande amor, por alguém que possamos passar o resto da nossa vida e podermos ter uma família feliz e respeitada. Por muitas dessas coisas morreremos esperando, talvez nunca vejamos, mas não podemos nos contentar com as coisas más e não esperar que elas melhorem.

E as dificuldades? Deixe que elas venham! A vida não teria graça sem dificuldades, elas são coisas esperadas, que não queremos esperar, mas surgem inesperadamente. O importante é saber lhe dar com qualquer problema que surja e com amor e carinho passar por tudo isso e aprender que mesmo errados, se quisermos, aprenderemos e continuaremos a viver. Viver aprendendo com os erros, aprendendo a amar, aprendendo a esperar. Esperar por aquilo que não se espera, esperar pelo desconhecido e pelo que conhecemos muito bem também, esperar pelo verdadeiro amor, esperar pelo falso rancor, esperar pela morte da saudade e pela vida da esperança eterna.

Afinal, esperamos ao final por aquilo que cada um sabe o que é. Não sabemos quando vai vim e nem se virá. Mas o que importa é poder esperar.

Nenhum comentário: