terça-feira, 16 de novembro de 2010

Redes Sociais (parte 1) - Minhas antigas redes de relacionamento

Lembro-me muito bem da minha infância aternetada¹, onde não precisávamos construir relacionamentos virtuais, mas sim reais. Ficávamos na rua até tarde brincando de pique-esconde, pique-pega, bolinha de gude, bete, carrinho de rolimã, patins, jogávamos bola, vôlei, biloca, salada mista, adedonha, batalha Naval, Banco Imobiliário, amarelinha, pula corda, polícia e ladrão e tantas outras brincadeiras massa que acompanharam meu crescimento e me aproximava das pessoas.
Brincávamos bastantes, fazíamos algum tipo de exercício, não éramos “geeks” obesos sedentários, viciados em jogos eletrônicos e Internet, comedores de hambúrguer e bebedores frenéticos de refrigerante, vendo nossa saúde indo para o espaço e nossos conhecidos apenas pela tela do computador. Claro que na minha infância já existia Videogame e Internet, não sou tão velho assim, apesar de não estar tão na moda não era a melhor coisa de se fazer.
Criávamos sinceras redes de relacionamento, pois conhecíamos de verdade as pessoas que estavam do nosso lado. Não era nada superficial como hoje, onde para se dá os parabéns basta apenas deixar um scrap no orkut ou facebook. Há alguns anos atrás íamos às casas dos nossos amigos comemorar seus aniversários com festinhas surpresas, almoços, churrasquinhos etc.
As pessoas estão ficando cada vez mais distantes, a máquina está fazendo o papel da relação pessoal de cada um. Mais e mais vamos deixando que tudo seja feito pela comodidade da internet, deixar que ela nos distancie das pessoas e de tantas coisas boas da vida.
Anigamente não era importante ter muitos amigos como nas Mídias e Redes Sociais da internet, mas sim ter amigos de verdade!
--
1 – Nomenclatura que acabei de inventar para quem não é usuário da Internet.

Nenhum comentário: