segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Redes Sociais (parte 2) - O bem e o mal, o bom e o ruim


Há muitos fiéis usuários da Internet, porém há muitas (e muito mais) pessoas que não têm acessos constantes e conhecimento de como funciona essa ferramenta. Essas pessoas, ainda têm de conviver do modo antigo, crescer com as brincadeiras de antigamente até a informação e alienação chegar às suas casas, para o bem e para o mal. 

Bem porque existe a vantagem da Internet aproximar as pessoas distantes, e mal porque distancia as pessoas próximas. É mais fácil conversar com alguém pelo MSN, Gtalk ou algum bate-papo qualquer do que cara-a-cara, pois estamos ocultos, podemos esconder a janela da alma, nossos olhos, e dizer descaradamente, com tempo para pensar, sem precisar olhar para pessoa, algo que não teríamos coragem se fosse pessoalmente. 

Aí mora o perigo crianças! Cuidado com os pedófilos, psicopatas e vendedores. Há gente mal intencionada por aí querendo se aproveitar da bondade e inocência dos internautas desleixados. São vírus virtuais querendo não acabar somente com seu computador, seus dados, fazer das suas redes spans de pornografia e coisas ruins; mas sim com a sua vida real e suas amizades verdadeiras. Na internet, a premissa de que nem tudo que parece é, deve ser elevada a 1000.

Não estou fazendo apologia contra a Internet, longe disso já que procuro me manter "plugado" com as inovações dela. Sei da importância e da grande proporção que a Internet e suas redes e mídias de relacionamento alcançaram, sei também que é verdade a que é impossível não convivermos com essa tecnologia. Essa dependência só aumenta a cada instante. Impressiona-me a grandeza que chegou esse meio de comunicação e fico imaginando como estará daqui a uns dez anos, melhor, dois anos. As mudanças são extremamente aceleradas, acontece tudo em uma velocidade muito grande e não dá mais para parar. A informação corre por lá, as formações de opiniões também, as empresas estão indo atrás dos seus clientes e funcionários pela Web 2.0. Quem não estiver dentro das redes sociais vai estar por fora de muita coisa. 

As grandes empresas da internet estão lucrando com bilhares de informações todos os dias de milhares de pessoas. Isso não é bom. Temos que reaver o modo como estamos nos expondo e sendo expostos, cuidado com toda a “maquiagem” que a informática pode colocar em qualquer um, cuidado com as notícias, verdadeiras ou não, que são divulgadas e espalhadas em uma velocidade que só a Internet pode fazer.

Nenhum comentário: