quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LIMITE


Qual o seu limite? Até onde você pode aguentar para alcançar algum objetivo? Você suporta a pressão, as decepções, as adversidades, a inveja, as fofocas, as suas limitações? O que nos faz querer fazer mais do que podemos, e como saber até onde podemos chegar?

Na busca de fazer o melhor possível muitas vezes perdemos o rumo da situação, algumas vezes queremos fazer que tudo dê certo e vamos além do que estamos disponíveis. Queremos abraçar o mundo, mas descobrimos que nossos braços são muito curtos. Agradar a todos não é fácil e custa muito das nossas forças.

Quando a tensão está muito grande, a preocupação começa a crescer demasiadamente, o sono não vem mais e seus pensamentos estão voltados para o êxito dos seus compromissos. Quando não há mais tempo para fazer outras coisas que você gosta, já não faz mais nada com a sua família e seus amigos, nem mesmo pode assumir outros compromissos senão será mais um motivo de inquietação. Quando algo não dá certo e você se decepciona bastante por isso, pois você se dedicou muito para que acontecesse. Quando você sabe que poderia fazer bem mais e melhor do que já está fazendo e não consegue pela sua carga muito pesada. Sua cabeça já não consegue mais se organizar para fazer tudo, não porque você não sabe ou não da conta, mas simplesmente pelo motivo de não ter mais ânimo e o que antes era um prazer, agora se torna uma obrigação.

Então, esse é o limite.
Ultrapassá-lo terá consequências muito graves. Não é coerente ter boa vontade se não houver vontade. Nós somos capazes de ir muito além do que imaginamos, no entanto, se chegar a este ponto, pare.

É o momento de assumir que não dá mais e se reestruturar de alguma maneira. É a hora de relaxar, voltar a fazer coisas as quais você realmente sente prazer e alegria, de ligar para os amigos que há tempo não conversa e sai; é hora de viajar, conhecer pessoas, lugares, costumes e rotinas novas. Ficar mais tempo com a família e visitar os parentes. Ler os livros que há tempo você deseja ler, ver os filmes que há tempo você não consegue assistir. Ficar um tempo à toa olhando as pessoas na rua. Passear no shopping, no museu, no zoológico e/ou no parque. Ir ao cinema, ao teatro. Jogar e assistir futebol ou até mesmo a um capítulo da novela.

Mas também é o momento de se concentrar em uma meta central e não perder o foco como antes. Assim todas as coisas serão feitas com muita alegria e amor. Devagarzinho tudo irá se organizando.

Aí sim será alcançada a paz que não tem limites.

Nenhum comentário: